A declaração de Lula, feita durante sua primeira visita ao Centro Cultural do Banco do Brasil, foi impopular entre os economistas, que viram sinais de aumento de gastos no ano que vem e o risco de aumento da dívida pública.
Como resultado, o dólar subiu 4,1%, seu melhor ganho diário desde março de 2020, para 5,39 reais. Em ações, o índice Ibovespa caiu 3,35%, para 119.775, sua maior queda desde novembro de 2021.
O que Lula disse que pode prejudicar a economia do Brasil?
Lula criticou “essa estabilidade fiscal”, os tetos de gastos e perguntou por que o país tem meta de inflação, mas não de crescimento.
“Por que as pessoas são levadas a sofrerem por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal desse país? Por que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gastos, que é preciso fazer superávit, que é preciso fazer teto de gastos? Por que as mesmas pessoas que discutem teto de gastos com seriedade não discutem a questão social neste país?”
Lula também foi questionado sobre as negociações de uma emenda constitucional conhecida como PEC de transição. A PEC ainda não foi proposta, mas a equipe de Lula a vê como a principal alternativa para abrir o espaço fiscal e garantir a continuidade do Auxílio Brasil (futuro Bolsa Família) a 600 reais por mês em 2023.