Disfunção erétil x Covid-19
Uma das maiores preocupações da saúde sexual masculina é quanto à disfunção erétil. O problema, bastante conhecido, pode inviabilizar ou prejudicar a qualidade das relações sexuais dos homens. Ela pode ter várias causas, como aquelas psicológicas, relacionadas à idade avançada, uso de drogas e medicamentos, ou ainda causada por doenças.
Com efeito, muitos homens, ainda que jovens e saudáveis, têm relatado dificuldades de ereção após se curarem da Covid-19. Isso leva a um questionamento: haveria relação entre a doença que causou a maior crise global de saúde do século com problemas de disfunção erétil?

A ciência tem algumas indicações a respeito disso.
Estudos recentes a respeito
Uma pesquisa publicada no World’s Journal of Men’s Health acendeu um alerta sobre a conexão entre Covid-19 e disfunção erétil. Isso teria relação com as sequelas da doença causada pelo novo coronavírus nos vasos sanguíneos. São justamente esses sintomas que permanecem depois da doença curada que podem ter essa relação.
Já existem estudos a respeito de diversas sequelas da doença causada pelo Sars-Cov-2. Alguns são bastante conhecidos, como perda parcial de olfato ou paladar. Algumas pessoas têm relatado sintomas bastante peculiares, como pés inchados ou língua irregular.

No estudo mencionado, que pode ser lido aqui (em inglês), é sugerido que o vírus da Covid-19 pode permanecer no pênis por um longo período após a infecção. Dessa forma, pode afetar o funcionamento do órgão.
O que a pesquisa mostra é que existe um risco maior de disfunção erétil nas pessoas que tiveram Covid-19. O que não quer dizer que todos ou maioria dos homens que tiveram irão desenvolver ou estão mais propensos a ter o problema. Há diversas variáveis, além de dúvidas no meio científico.
Conexão de dados de várias pesquisas
Uma matéria recente do New York Times mostra que várias pesquisas, publicadas em países distintos, como Tailândia, Egito, Irã, Estados Unidos e alguns países europeus, demonstram de maneiras distintas alguma relação entre disfunção erétil e sequelas após se curar da covid-19.

De toda maneira, as estimativas e a amplitude apontadas para essa relação divergem muito.
Por exemplo, num artigo de Ranjith Ramasamy, diretor de urologia reprodutiva no Instituto Desai Sethi de Urologia da Universidade de Miami, concluiu que o risco de disfunção erétil aumenta em 20% depois de pacientes adoecerem com Covid.
Contudo, outros pesquisadores relataram aumentos substancialmente maiores ou menores desse risco.
Necessidade de estudos futuros
Segundo Joseph Katz, professor no Florida College of Dentistry à matéria do New York Times, a pandemia e o funcionamento do Sars-Cov-2 representam uma confluência perfeita de fatores que podem levar aos problemas de ereção.
Algumas pesquisas baseadas em exames de imagem e biópsias indicam que o vírus pode infectar tecidos no trato genital masculino. Ali, ele pode permanecer por muito tempo após a infecção inicial. Isso pode afetar o funcionamento do órgão.
Junta-se a isso que períodos de isolamento e todo o caos social gerado pela pandemia trouxe efeitos à saúde psicológica. Assim, muitos homens ficaram mais propensos a quadros de ansiedade, por exemplo.

Além disso, há uma farta documentação que mostra relação da chamada “covid longa” com perda de sensibilidade. Junto com a questão do paladar e olfato, há outras perdas de sensibilidade que, junto a outros fatores, podem levar ao problema.
Assim, ainda que já esteja mostrada grande possibilidade de relação entre Covid-19 e disfunção erétil, existem dúvidas. De toda maneira, manter a vacinação em dia e tomar os cuidados devidos com a doença ainda são bastante recomendáveis para se preservar a saúde, inclusive sexual.
Em caso de ter esse problema, procure um médico
De toda forma, passando pelo problema da disfunção erétil, é preciso procurar suporte médico. Pode haver relação com a covid, mas pode existem sempre inúmeras possibilidades que levam aos problemas de ereção.
Seja qual for, profissionais de saúde que podem orientar o homem que procure formas de sanar o problema.