Black Friday: 5 dicas para não ser enganado e comprar com segurança

Confira as dicas para se proteger de golpes durante a liquidação e garantir uma boa experiência de compra durante a Black Friday

Publicidade

Um dos dias mais esperados do ano por empresas e consumidores, a Black Friday é nesta sexta-feira (25).

O momento pode ser uma oportunidade de fazer negócios, mas também é um grande atrativo para criminosos e vigaristas que usam a Black Friday para espalhar ofertas falsas e roubar dinheiro de consumidores incautos.

5 dicas para evitar cair em golpe na Black Friday

Confira as dicas para se proteger de golpes durante a liquidação e garantir uma boa experiência de compra:

1. Cuidado com promoções exageradas

Promoções exageradas são uma tática para atrair os consumidores para um golpe. Se você se deparar com promoções que parecem imperdíveis, pesquise o produto em sites concorrentes confiáveis. Dessa forma, você saberá o preço médio cobrado por ele, e saberá avaliar se o desconto oferecido é aceitável.

2. Verifique se o site é confiável

Antes de fazer qualquer compra, verifique se a loja ou plataforma realmente existe. Verifique se a empresa possui um endereço físico e um SAC (atendimento ao cliente). As informações devem ser claramente exibidas na página. Tenha cuidado especial ao clicar em ofertas recebidas por e-mail ou mídia social, pois elas podem levar a sites falsos que se assemelham a lojas conhecidas.

3. Verifique a reputação da loja

Antes de fazer uma compra, é importante pesquisar a reputação da loja, o nível de qualidade do atendimento e o relacionamento com os clientes. Busque esses dados em rankings como consumer.gov.br e ReclameAqui.

4. Não use a internet pública para fazer compras

As redes públicas de internet são mais propensas ao roubo de dados pessoais. Você pode até usar o Wi-Fi público para pesquisar preços e sites, se quiser, mas é recomendável usar uma rede privada para concluir suas compras.

5. Use um cartão de crédito virtual

Os cartões virtuais são uma extensão dos cartões de crédito tradicionais e são utilizados apenas para compras online. Ele usa o mesmo limite de um cartão normal, mas tem seu próprio número de cartão, código de verificação e data de validade diferentes.

 

Matérias Relacionadas

Oi pede novo pedido de recuperação judicial e declara R$ 43,7 bilhões em dívidas

Para equilibrar as contas, a operadora Oi entrou oficialmente com um segundo pedido de...

Mutirão para renegociar dívidas é lançado com desconto e parcelamento exclusivo

Segundo a Serasa, mais de 70 milhões de brasileiros tinham dívidas vencidas em janeiro. ...

Nubank demite 40 funcionários após escândalos com as Americanas

A Nubank decidiu encerrar sua assessoria de investimentos na terça-feira (31) após os escândalos...

Talvez possa te interessar