O jornal O Globo publicou nesta quinta-feira (27) dois resultados das eleições 2022 para segundo turno, onde mostrava que Lula foi eleito por 68,4 milhões de votos (51%), enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi eleito por 65,2 (48,8%).
Além dos resultados para presidência, “O Globo” também disse que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad ganhou por 16,7 milhões de votos (56,7%), enquanto o ex-ministro Tarcísio de Freitas teria levado 12,8 milhões de votos (43,2%), bem diferente do que vem apresentando as pesquisas para Governador do Estado de São Paulo, onde o aliado de Bolsonaro sempre aparece na frente.
O Globo se desculpa pelo erro
Após a polêmica, o jornal falou que “Os dados apresentados claramente não são reais, já que a eleição só acontece no próximo domingo, mas os resultados dos testes”, disse a publicação em nota em seu site.
“O Globo, assim como fazem diversos veículos de comunicação, realizou testes em seu ambiente de apuração como faz em todas as eleições com dados hipotéticos”, segundo divulgado no site do jornal. “Não houve captação de qualquer informação da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral, como se disse nas redes.”
O jornal divulgou amplamente que as recentes pesquisas eleitorais mostraram Lula e Bolsonaro tecnicamente empatados no segundo turno, com a provável vitória de Tarcísio no estado de São Paulo.