Pantera tem shows cancelados na Alemanha. Saudações nazistas feitas pelo vocalista em 2016 motivaram decisão

Publicidade

A banda estadunidense Pantera, que no segundo semestre de 2022 anunciou turnê como tributo, se apresentaria nos festivais Rock Am Ring e Rock Im Park, realizados na Alemanha. Porém, suas apresentações foram canceladas.

O cancelamento se deu após intensas discussões com artistas, parceiros e fãs dos respectivos festivais. Assim, os promotores dos eventos decidiram cancelar os shows do Pantera.

O motivo para os cancelamentos foi uma saudação nazista feita pelo vocalista Phil Anselmo em 2016. Apesar das várias negativas do músico desde então. o caso continua repercutindo mesmo anos após o ocorrido, levando à rejeições e duras críticas até mesmo vindas de antigos fãs do Pantera.

Incidente em 2016

A saudação nazista de Phill Anselmo aconteceu durante um evento chamado “Backlash”, realizado em Hollywood, em 2016. Ali, além de levantar a mão direita, gesto feito por simpatizantes do nazismo aludindo a saudações feitas a Adolf Hitler nos anos 1930 e 1940, o cantor gritou “white power“, slogan do supremacismo branco estadunidense.

À época, muitos nomes do metal se posicionaram contra a atitude de Anselmo. Um caso famoso foi de Robb Flynn, vocalista do Machine Head, que publicou um vídeo condenando as falas racistas do então ex-vocalista do Pantera (veja abaixo, legendado):

Por sua vez, Anselmo explicou o acontecido como uma piada interna sobre “vinho branco”. Além disso, se recusou a pedir desculpas antes de, enfim, admitir o que fez e se retratar.

Segundo matéria do site Blabbermouth, as organizações dos dois festivais emitiram declarações idênticas sobre o caso. “A banda Pantera não se apresentará no Rock Im Park e Rock Am Ring 2023 como anunciado”, disseram.

Metal community condemns Phil Anselmo over Nazi salute and shout of 'white  power' | Music | The Guardian
Phill Anselmo no festival Backlash, em 2016/ créditos: The Guardian

A matéria pode ser lida na íntegra aqui.

Solicitação de autoridades políticas

O Partido Verde da Alemanha solicitou que as apresentações nos respectivos festivais fossem canceladas. Réka Lörincz, porta-voz dos Verdes contra o racismo e o extremismo de direita, disse que as “antigas instalações do partido nazista estavam sendo deliberadamente mal utilizadas para a encenação e reprodução de ideologia racista e desumana“.

A matéria do Blabbermouth aponta outras críticas adicionais em relação ao fato de que o Rock Am Ring ser realizado em Nuremberg. Nessa cidade, apoiadores de Hitler realizaram uma série de comícios em massa do partido nazista entre 1933 e 1938.

Tribunais de Nuremberg (1945-1946)/ créditos: Wikicommons
Tribunais de Nuremberg (1945-1946)/ créditos: Wikicommons

Cabe lembrar também que foi também em Nuremberg onde ocorreram os tribunais que julgaram lideranças do partido nazista por crimes contra humanidade, nos anos 1945 e 1946. Assim, trata-se de um importante lugar de memória no tocante ao combate ao extremismo de direita e ao nazi-fascismo.

Pantera na atualidade

O Pantera havia anunciado o fim de suas atividades em 2001, após saída do guitarrista Dimmebag Darrell. Nos anos seguintes, houve expectativas do retorno da banda, que terminaram com o trágico assassinato de Darrell durante um show em dezembro de 2004.

A banda atual, um tributo à formação original, é formada por Anselmo, Rex Brown (baixo), Charlie Benante (bateria) e Zakk Wylde (guitarra).

Matérias Relacionadas

McDonald’s retira batata frita do cardápio. Veja o motivo

O McDonald’s anunciou que vai deixar de vender suas famosas batatas fritas. Mas, calma!...

Tiroteio em igreja na Alemanha deixa 7 mortos e vários feriados

No começo da noite desta quinta-feira (9), 7 pessoas morreram e várias ficaram feridas...

No Mês da Mulher, Hopi Hari libera entrada gratuita em março

Para comemorar o Mês da Mulher, o Hopi Hari está com uma super promoção...

Talvez possa te interessar