O Castelo de Gaziantep, construído no século II e um patrimônio da Unesco, foi danificado pelo terremoto na Turquia que atingiu o país nesta segunda-feira (06).
O epicentro do terremoto na Turquia foi na aldeia de Kahramanmaras, perto da cidade de Gaziantep, que abriga o castelo de mesmo nome. A área fica perto da fronteira com a Síria.
Imagens da agência de notícias IHA mostraram que partes das muralhas da fortaleza e torres de vigia foram destruídas, enquanto outras desabaram.
Saiba mais sobre o terremoto na Turquia
Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria na segunda-feira, derrubando centenas de edifícios e matando pelo menos 1.200 pessoas em ambos os países. Acredita-se que centenas de pessoas ainda estejam presas sob os escombros.
É provável que o número de vítimas aumente à medida que as equipes de resgate vasculham cidades e vilas na Turquia e na Síria em busca de destroços.
Moradores de ambos os lados da fronteira com a Turquia foram acordados por um terremoto antes do amanhecer e correram para uma noite de inverno fria, chuvosa e com neve, enquanto edifícios eram destruídos e fortes tremores secundários continuavam.
Equipes de resgate e moradores de várias cidades procuraram por sobreviventes em meio a uma confusão de metais e enormes pilhas de concreto.
Síria também sentiu os impactos
O terremoto atingiu uma área devastada por mais de uma década de guerra civil na Síria. O terremoto ocorreu a cerca de 90 quilômetros da fronteira entre a Turquia e a Síria, nos arredores de Gaziantep, importante capital da província turca, onde fica o castelo.
Horas após o terremoto principal, houve pelo menos 20 tremores secundários, o mais forte dos quais com intensidade de 6,6, segundo autoridades turcas.